INSCRIÇÕES ABERTAS: Ministério da Saúde e UNA-SUS oferecem curso sobre Hanseníase na Atenção Básica

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 152

A Hanseníase é uma doença crônica, sua transmissão se dá pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro), de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um período de contato prolongado e contínuo. Atinge principalmente a pele e nervos periféricos, podendo apresentar surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e preconceito que permeiam a doença. A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuitamente ofertado pelo SUS, disponível nas unidades públicas de saúde de todo o país.

O curso Hanseníase na Atenção Básica, oferecido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença.
Nesse contexto, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos.
A estrutura do curso usa uma metodologia diversificada.  Além dos casos clínicos bastante utilizados nos cursos produzidos pela UNA-SUS, são oferecidas vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da vídeo-aula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.
O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os aspectos de controle da doença.

Matrícula: Para se matricular na turma 2018A, iniciada em 08/01/18, clique aqui. As matrículas podem ser realizadas até 29/06/18.

Público-alvo: A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema.
Carga horária: 45 horas


O certificado será emitido no formato de declaração de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo Ministério da Saúde.

O conteúdo do Curso é de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

 

Fonte: UNA-SUS.